domingo, 8 de março de 2009

A primeira consulta


A gravidez já era confirmada pelo teste de farmácia e por um exame de sangue, era hora então de marcar uma consulta para saber o que fazer...Para receber orientação profissional, para entender aquelas cólicas tão fortes; que algumas pessoas diziam ser normais e algumas diziam ser sinal de que algo estava errado.

A confusão emocional era grande: por um lado ainda não tinha assimilado o que faria da vida estando grávida (aliás, hoje, grávida de 4 meses, digo que ainda não assimilei) e por outro, queria enfrentar e viver essa grandiosa experiência que agora era compartilhada carinhosamente com o pai do bebê.

A consulta foi muito rápida: perguntas para saber o tempo de gestação e um pedido com uma batelada de exames de sangue, urina e, por fim, um ultrasom.

Peso, medida e pressão? Só tiramos a partir da segunda consulta... Aliás, essa questão do peso poderia render um post gigante.

Fiz os exames e na semana seguinte faria o ultrasom.

Foi engraçado e torturante esperar pelos resultados dos exames. São muitos exames mas os que me deram medo foram o de toxoplasmose (aquele que a gente pega dos gatos, podem dar má formação no bebê e causar anomalias, etc, etc.... Eu tenho dois gatos que amo demais, beijo e abraço muito) e o de H.I.V.. Eu fiz a clássica promessa de nunca mais transar sem camisinha caso o exame de H.I.V. estivesse negativo. Deu negativo.

Bem... Passada a prova dos exames, eu marquei e fiz o ultrasom.

O papai foi comigo por ser parceiro, para ver se estava tudo bem. No exame vimos algo muito pequenino com um coração que pulsava. Só. Pelo menos soubemos que estava vivo.

No mesmo dia a tarde tive o retorno para levar esse ultrasom para que o médico visse e aí eu tive uma notícia que me desestabilizou e explicou as dores fortes, as cólicas que eu sentia. Estava com a placenta descolada. Meu médico não titubeou em dizer que aquilo poderia ser o princípio de um aborto. Pela primeira vez eu senti que lamentaria bastante se perdesse o bebê.

Fiz 15 dias de repouso (não absoluto; moderado) e tomei dois remédios além das vitaminas de gestação: um deles via oral e outro vaginal.

Demoraria ainda 1 mês para fazer outro ultrasom e eu estava angustiada, queria saber se tinha sanado essa questão do descolamento. O que me tranquilizava era o fato de que as dores tinham praticamente acabado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário