sábado, 14 de março de 2009

Ficando mais grávida com o passar dos dias


O antidepressivo que o médico indicou fez bem. Digamos que eu esteja chorando 70% menos do que no mês passado e os choros também passaram a ser mais curtos, menos dramáticos. Esse controle foi bem importante para mim especialmente porque neste mês o Ricardo vai embora e nós só nos veremos novamente quando o nosso bebê nascer. É difícil explicar essa sensação com relação à ele mas sei que aos poucos vou entendendo melhor isso tudo: é a falta do pai e do homem. A saudade das conversas, do namoro e a vontade de tê-lo por perto. Acho que isso é mesmo gostar, saber amar. Querer, mas libertar. Nobreza sofrida essa, a do meu coração.

Quando completei 4 meses de gestação fiz mais um ultrasom crente que confirmaria o sexo masculino do bebê (que a médica havia "chutado" no exame anterior). Mas aqui o médico não deu tantos detalhes e disse que conseguia ver o sexo...Sendo assim, chutou ser uma menina.

Sair do exame sem saber ao certo o sexo me deu uma sensação louca de ansiedade... Mas o importante é que estava tudo bem, é que vimos o crescimento do bebê e que em breve eu passaria a sentir seu movimentos.

Outra coisa marcante foi o fato da minha barriga ter crescido bastante. Agora todos já percebem minha gravidez e isso me isenta de muitas questões sociais e pessoais: tenho lugar garantido para me acomodar bem em meios públicos de tranporte, as pessoas entendem minhas sonecas da tarde, quando vou comer fora o grupo todo vai onde eu tenho vontade de ir (não que eu me aproveite disso, mas tenho me sentido mais valorizada nesse sentido), sinto também uma certa imunidade com relação aos olhares das pessoas que dizem: "ela é feia, bonita, gorda..." Agora eu sou é GRÁVIDA.

É claro que, pensando no futuro, eu tenho cuidado mais de mim mesma: voltei a passar protetor solar todos os dias, estou comendo frutas e saladas com mais frequencia do que antes e fazendo massagem de uma a duas vezes por semana. Estou evitando também deixar o meu cabelo uma palha, embora eu não possa mais passar aqueles produtos altamente venenosos que eu amava passar antes e que deixavam o cabelo milagrosamente com aspecto saudável.

É, tenho que concordar com uma amiga que disse que a gravidez é altamente reveladora. Faz cair a máscara, mostra como é a mulher de verdade. Estou aproveitando a situação inevitável para, então, me tornar uma pessoa melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário