domingo, 15 de março de 2009

desejos & vontades







"DESEJO" é uma das condições clássicas da gravidez. Eu sempre achei que fosse frescura. Aliás ainda acho que é...Acho que desejo não passa de vontade de alguém que está sendo muito mimada pela família e pelos amigos, entes queridos... Na verdade desejo e vontade são a mesma sensação em graduações diferentes.

Vontade é algo que a gente sente; um querer.

Desejo faz a gente babar.

Pois bem... estou agora na vigésima primeira semana e conto que senti algumas vontades e fundamentalmente 2 ou 3 desejos.

O primeiro desejo veio antes mesmo que eu sequer desconfiasse da minha já existente gravidez. Já fazia uma ano que eu havia voltado de uma viagem de 2 meses a San Diego, cidade da Califórnia que fica a vinte minutinhos do México. Lá, a opção mais barata de refeição e que me agradava muito era o "Burrito". Panqueca típica à base de trigo ou milho recheada com algo muito conhecido por nós: FEIJÃO, queijo, guacamole (aquela pasta salgada e apimentada de abacate) e salada: opção vegetariana.

Pois bem... Havia passado um ano desde a minha volta e eu, de repente tive um surto de madrugada. Abordei um amigo que estava online no msn e que mora nas mediações da rua Augusta, onde existe um fast food mexicano. Pedi que ele fosse verificar se o restaurante ainda estava aberto, se era 24 horas... Claro que ele ignorou o pedido absurdo e não foi. No dia seguinte, as 10 horas da manhã eu já estava lá almoçando. Comi, comi, comi e ainda comprei o jantar lá mesmo... Estranhei o fato de estar sentindo de repente essa abstinência por uma comida que eu havia passado o ano sem sentir a menor falta. Enquanto comia, pensava em como faria para comer aquilo todos os dias. Como eles não tinham um serviço de delivery que fosse até a minha casa, eu passei a almoçar ali quase todos os dias e sempre levava para casa algo para os dias que não pudesse ir até lá. Estava achando essa situacão estranha, bem eestranha e essa dependência insaciável então, mais amedrontadora ainda. No dia que descobri que estava grávida, entendi de imediato que tinha se tratado de um DESEJO. Era forte, incontrolável. Quase me fez perder um vôo para São José do Rio Preto, onde iria a trabalho... Depois de ter consciência disso passei a ir apenas uma vez por semana ou a cada 10 dias... A insanidade transformou-se em lucidez.

VONTADE eu tenho muitas..Todas moderadas, naturais.

Desde que fui para Curitiba para conhecer a família do Ricardo, estou com vontade de comer Pinhão... Todo ano eu como com muito gosto e sinto essa vontade, pois AMO loucamente comer pinhão cozido com água e sal. Adoro pegar uma cumbuca com a água quentinha e um pouco de pinhão e ir comendo até a barriga ficar dura de tanto exagero!

Mas essa vontade foi despertada pela Ivonete, mãe do Ricardo, que disse que faz Pinhão na fogueira... Nunca comi pinhão na fogueira. Acho que vou gostar muito, talvez não mais do que o cozido, mas estou realmente muito curiosa para experimentar...Além do quê, deve ter um sabor todo especial comê-lo num dia de frio, no meio do mato, em volta de uma fogueira... Mas dessa vez... Vou tentar controlar o consumo pois mesmo sem pinhão, minha barriga já está ficando dura dura!

Voltando aos desejos... Ele não pertence apenas ao hall alimentício não... Meu segundo e último desejo (até o presente momento, pelo menos) foi o de ir a um show de punk rock. De repente, sem mais nem menos, recebi a notícia dos meus amigos de que o Circle Jerks, banda do começo doa anos 80, da Califórnia, viria tocar aqui. Meu Deus...Aquilo me deixou louca... Eu me senti que nem criança que tem lombriga e vê a amiga comendo o chocolate mais gostoso do mundo ao seu lado. Pensar que eles viriam tocar e eu perderia me fez sentir tristeza, medo... E enquanto eu tinha chance de ir ao show sentia uma vontade tão "física" que não aguentei... Convenci minha mãe e o Ricardo que se tratava de um genuíno desejo... Convenci minha mãe por que precisaria de patrocínio... E o Ricardo por que queria da autorização dele; afinal, ir a um show de punk rock grávida de 4 meses é uma responsabilidade que não se deve assumir sozinha. Conclusão: os dois me apoiaram com incentivo moral e financeiro para ir. Fui feliz da vida e essa felicidade se estende até agora, com a certeza de que eu não poderia mesmo ter perdido.

Então nesse caso, o show entra, nessa postagem, na categoria "desejo lúcido... lúdico!"

2 comentários:

  1. Parabéns!! Faz muito bem de se dar uns gostinhos e matar umas vontades! :)

    ResponderExcluir
  2. Quando nos conhecemos na adolecência eu achava que o punk era fase, ao retomarmos nossa amizade anos depois percebi que de fato não tinha sido passageiro e agora esse testemunho de ir ao show na gestação....irremediavel apaixonada pelo estilo :)
    Te amo amiga sou muito orgulhosa de ti!!! Mulher forte, mulher batalhadora, mulher apaixonada, mulher corajosa, MULHER DE VERDADE, MULHER DE VERDADEEEEEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir