segunda-feira, 29 de junho de 2009

Minhas impressões sobre alguns livros - parte 2


Your baby’s first year – week by week
Glade Curtis e Judith Schuler

Esse livro foi presente da lelah no mês passado, livro que ela usou pra se educar como mãe do Pedro. Na ocasião do nascimetno do Pablo, segundo filho, já não recorreu à ele por estar craque!

Logo que ganhei o livro pensei em começar intensivamente a leitura. Confesso que tinha uma certa expectativa preconceituosa com relação ao livro por dois motivos: o primeiro era o trauma de ter lido o “O que esperar quando você está esperando”e por ter achado um típico e paranóico posicionamento americano.... Pensei que esse poderia ser também... Depois, tinha a questão do título do livro... “O primeiro ano do bebê – semana a semana”. Aquilo me incomodava por que eu pensava...Poxa vida...Sempre estudei que no desenvolvimento do ser humano, cada pessoa é tão única; uns desenvolvem a fala, outros a coordenação motora, em temmpos nem sempre iguais aos outros... Não apenas em tempos diferentes mas mesmo em habilidades... Como pode um livro virar Best seller colocando o desenvolvimento em quadradinhos? Nessa semana deve acontecer isso, nessa semana deve acontecer aquilo...

O que me fez ter confiança e muita curiosidade pelo livro foi o fato dele ter vindo da Lelah, que como toda boa mineira, não dá trela pra conversa besta não. ! rsrsrs

Pois bem... Estou começando o livro e antes de entrar propriamente nas semanas (em leitura estou na quinta semana) ele apresenta-se através de uma introdução que é fundamental para o entendimento do mesmo... Primeiro deixa claro que cada ser humano é único e desenvolve-se a seu tempo e explica que as semanas referem-se à sequencia de habilidades... Muitas vezes, muitas habilidades tem como pré-requisito outras habilidades e assim, independente da comparação entre criança-criança, semana a semana, o livro mostra sequencia do desenvolvimento humano. Aí sim, como estudiosa do assunto independente do fato de estar me tornando mãe, achei que o livro constitui-se numa ferramenta muito bacana e detalhada para pais e profissionais. Estou gostando e muito e tenho certeza que vou usá-lo no primeiro ano da Alice e nos meus demais anos de profissão acompanhando educadores de bebês e de crianças pequenas.

Além dessa explicação, o livro é um bom orientador com relação à preparação para o nascimento de uma criança... Fala das necessidades reais da criança e oferece opções bem bacanas para todas as culturas e níveis sociais de famílias... Um exemplo é com relação ao espaço onde a criança dormirá, que pode ser de um cesto, passando por um berço até um desses berços mega especiais que podem transformar-se em mini camas para quando a criança dá aquela crescida que não é mais caso de berço mas ainda não é também caso de cama!

Procurei no site da Fnac e da Livraria Cultura pelo mesmo livro traduzido para o português, mas para a minha surpresa eles oferecem outro título: “Bebê, o primeiro ano de vida do seu filho”. Coincidentemente a minha amiga Musa me emprestou esse livro que ainda não comecei a ler, mas como os autores não são os mesmos, o livro também não é. Foi muito bem indicado pela Musa e assim que fizer uma análise dele, publico aqui a minha resenha, os meus comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário