sábado, 4 de julho de 2009

Os últimos exames de laboratório


Fiz hoje dois exames que fazem parte da checagem pela qual toda grávida deve passar: mais um ultrasom e cultura de bactérias.

O ultrasom como todos os outros foi normal, estava dessa vez mais ansiosa por fazê-lo por que ao analisar o último que fiz, o médico suspeitou que Alice estivesse com baixo peso. Para meu alívio o peso está normal: 2630 gr com 47 cm. Conversei com a médica que fez o exame e ela explicou que para a idade gestacional e de acordo com o meu tamanho e o tamanho do Ricardo, a Alice está desenvolvendo-se de maneira bastante saudável, tudo dentro do esperado e que ainda engordará 200 gr aproximadamente por semana. Se for isso mesmo e se ela realmente nascer no dia 21, nascerá com o mesmo peso que eu nasci: 2900 gr; mas veremos; meu peso era o meu peso e o peso dela será o peso dela. Claro.

Mancada minha foi não ter levado DVD para gravar este último exame... Na verdade não esqueci, optei por não levar mesmo por que o último exame, com ela 700 gr menor que hoje, já parecia uma incógnita, não dava pra entender nada... Mas hoje... Deu pra ver... Um pouco do rostinho e a pose inétita: está virada de cabeça para baixo e estava chupando o dedo do pé. Perdi. Aliás, perdi não... Eu vi... Os telespectadores habituais desses DVDs é que perderam, mas como bem disse minha mãe, se esse for um hábito dela, vamos ver Alice fazendo isso mais vezes fora da barriga.

O outro exame foi bem chatinho. Primeiro que eu nunca tinha feito exame ginecológico em laboratório; sempre fiz com o meu médico...É estranho demais fazer exame tão íntimo em laboratório mas tinha que fazer...Esse exame tem a finalidade de coletar material “das partes íntimas” pra verificar a presença de bactérias. Dependendo das bactérias presentes, na hora do parto a gestante precisará tomar uma injeção de antibióticos ou, de acordo com o comentário da enfermeira do laboratório, pode ser internada com uma semana de antecedência do parto para fazer o mesmo tratamento... Isso tudo se aplica ao parto normal, coisa que não quero fazer... Prefiro mil vezes a previsibilidade das anestesias e da agenda lotada do meu médico, o que acaba tornando as coisas mais práticas e, de acordo com minhas concepções, mais seguras. Além dessas questões do exame, digo que foi bem doloridinho... Não sei, mas vai chegando o final da gestação e a gente fica bastante sensível... Não apenas doeu naquela hora mas está doendo em pontadas até agora... Passaram mil coisas pela cabeça, inclusive que a bolsa fosse estourar durante o exame. Aaaaai! Mas não estourou.

Um comentário:

  1. Parabéns! Felicidades, saúde, paz e muito Amor para sua nova família.

    ResponderExcluir