segunda-feira, 29 de junho de 2009

Minhas impressões sobre alguns livros - parte 2


Your baby’s first year – week by week
Glade Curtis e Judith Schuler

Esse livro foi presente da lelah no mês passado, livro que ela usou pra se educar como mãe do Pedro. Na ocasião do nascimetno do Pablo, segundo filho, já não recorreu à ele por estar craque!

Logo que ganhei o livro pensei em começar intensivamente a leitura. Confesso que tinha uma certa expectativa preconceituosa com relação ao livro por dois motivos: o primeiro era o trauma de ter lido o “O que esperar quando você está esperando”e por ter achado um típico e paranóico posicionamento americano.... Pensei que esse poderia ser também... Depois, tinha a questão do título do livro... “O primeiro ano do bebê – semana a semana”. Aquilo me incomodava por que eu pensava...Poxa vida...Sempre estudei que no desenvolvimento do ser humano, cada pessoa é tão única; uns desenvolvem a fala, outros a coordenação motora, em temmpos nem sempre iguais aos outros... Não apenas em tempos diferentes mas mesmo em habilidades... Como pode um livro virar Best seller colocando o desenvolvimento em quadradinhos? Nessa semana deve acontecer isso, nessa semana deve acontecer aquilo...

O que me fez ter confiança e muita curiosidade pelo livro foi o fato dele ter vindo da Lelah, que como toda boa mineira, não dá trela pra conversa besta não. ! rsrsrs

Pois bem... Estou começando o livro e antes de entrar propriamente nas semanas (em leitura estou na quinta semana) ele apresenta-se através de uma introdução que é fundamental para o entendimento do mesmo... Primeiro deixa claro que cada ser humano é único e desenvolve-se a seu tempo e explica que as semanas referem-se à sequencia de habilidades... Muitas vezes, muitas habilidades tem como pré-requisito outras habilidades e assim, independente da comparação entre criança-criança, semana a semana, o livro mostra sequencia do desenvolvimento humano. Aí sim, como estudiosa do assunto independente do fato de estar me tornando mãe, achei que o livro constitui-se numa ferramenta muito bacana e detalhada para pais e profissionais. Estou gostando e muito e tenho certeza que vou usá-lo no primeiro ano da Alice e nos meus demais anos de profissão acompanhando educadores de bebês e de crianças pequenas.

Além dessa explicação, o livro é um bom orientador com relação à preparação para o nascimento de uma criança... Fala das necessidades reais da criança e oferece opções bem bacanas para todas as culturas e níveis sociais de famílias... Um exemplo é com relação ao espaço onde a criança dormirá, que pode ser de um cesto, passando por um berço até um desses berços mega especiais que podem transformar-se em mini camas para quando a criança dá aquela crescida que não é mais caso de berço mas ainda não é também caso de cama!

Procurei no site da Fnac e da Livraria Cultura pelo mesmo livro traduzido para o português, mas para a minha surpresa eles oferecem outro título: “Bebê, o primeiro ano de vida do seu filho”. Coincidentemente a minha amiga Musa me emprestou esse livro que ainda não comecei a ler, mas como os autores não são os mesmos, o livro também não é. Foi muito bem indicado pela Musa e assim que fizer uma análise dele, publico aqui a minha resenha, os meus comentários!

domingo, 21 de junho de 2009

Minhas impressões sobre alguns livros - parte 1


"O que esperar quando você está esperando" Arlene Eisenberg

Bem...Logo que engravidei a primeira coisa que fiz foi comprar o livro tão falado pelas minhas demais amigas grávidas. Todas diziam ser uma bíblia da gestação e eu não poderia ficar sem...Ainda mais eu, que tenho o insaciavel hábito de comprar livro mesmo que não possa ler imediatamente... No caso desse tratava-se de um material com necessidade de leitura imediata... Primeiro por que minha gestação não começou tão bem, depois por que eu queria viver e entender plenamente essa experiência e entender como é que se forma outro algúem dentro de você.

Pois bem... O livro é bastante completo, uma Bíblia mesmo... Você pode ler de cabo a rabo, pode ir lendo conforme sua gravidez evolui ou pode pesquisar... Tem um índice bem bacana onde você pode encontrar os termos específicos e todos os lugares onde o assunto será tratado dentro do livro.

Tive uma primeira impressão não tão simpática... O livro me lembrava a paranóia americana ao dizer que TUDO não podia fazer... Não pode tomar chá natural, também não pode tomar chá artificial, não pode tomar banho quente, não pode, não pode, não pode.... Sei lá...Acho o povo brasileiro mais surrado...Estamos acostumados a aguentar muitas circunstâncias na vida e de repente nem temos condições de bancar tantas alterações na rotina... Passei a ler o livro em aniversários de mês de gestação e em caso de dúvidas...

Essa semana tive uma dor de dentes incrível...Eu nunca tinha tido dor de dentes e de repente aquilo me pareceu agonizante... Como havia feito minha consulta de rotina e não tinha nada de cárie, pensei: não pode ser nehuma podridão.... O que será? Lembrei que diversas mulheres dizem que os dentes sofrem na gestação e tive a brilhante idéia de procurar pelo livro. Resumindo, a orientação em caso de dor de dente é: procure seu dentista... E ainda atribuem os problemas de dor de dentes ao fato de que a mulher, quando engravida, "esquece" de escovar os dentes e fica com cáries...

Oh God!


"Gestos de Cuidado, Gestos de Amor" André Trindade

Esse livro fala sobre o desenvolvimento do ser humano e considera que o mesmo começa na concepção, tendo importante marco na hora do parto e no estabelecimento das relações com as pessoas que cuidam da criança. Fala da relação da mãe com o bebê, do pai com o bebê e do bebê com o mundo. Gosto muito da maneira do André escrever e trabalhar e de como orienta cuidadores de crianças pequeninas. É um professor para mim. O livro é ótimo e tem imagens lindíssimas!

leituras variadas


Tem muitas coisas que a gente lê sobre gravidez, especialmente quando engravida pela primeira vez. Estou organizando uma série de sinopses de livros pra publicar aqui.... Serão, na verdade os nomes dos livros, algumas capas e comentários sobre o que achei, ou estou achando deles.... Alguns, específicos sobre gravidez, outros, sobre desenvolvimento infantil, sobre saúde... Mas tem também leituras bem legais que faço soltas pela vida e que me emocionam ou impulsionam novos sentimentos... Acompanho a algum tempo o BLOG "Sabe de uma coisa?" da Flávia Brito que escreve deliciosamente... Uma escrita às vezes agressiva, às vezes doce e que senmpre me ensina palavras novas pra colocar no discurso cotidiano... Hoje li esse texto sobre o nascimento de um bebê e isso me remeteu à descoberta do amor materno e à possibilidade de entender como as coisas acontecem.

O texto está aqui no link, chama-se "Pequeno Milagre" ...Assim vocês aproveitam pra conhecer o blog da Flávia, que me foi indicado pela Lelah.

sábado, 20 de junho de 2009

Declarações de amor




















Engraçado… Tenho recebido presentes e lembranças para comemorar a chegada da Alice de fontes diferentes... Mães de alunos, parentes, amigos e até pessoas que eu não conheço pessoalmente, mas pelas quais tenho carinho grande. Todos os presentes significam para mim uma manifestação de boas vindas muito carinhosa, muito atenciosa e é claro, contribuem muito para todas as necessidades de um bebê...






























Mas o que me fez escrever hoje aqui não foi cada pertence, cada objeto recebido não... Foram os cartões que os acompanham. Todos lindos, com dizeres sinceros e muito, mas muito gostosos de ler e reler.... Vão sendo, aos poucos, todos registrados aqui.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

• 34 semanas... ultrasom e ... BRAXTON HICKS


Bem...Fazia um tempão que eu não fazia ultrasom... Andava com o corpo diferente, com um leve mal estar, incômodo nas posições e não entendia o que estava acontecendo... A barriga cresceu muito, engordei bastante a ponto de estar chateada ao me olhar no espelho... Minhas amigas, em ataques súbitos de gentileza dizem que não estou gorda, que é apenas inchaço... Mas 92 quilos...É gordura E inchaço e de acordo com o meu muito realista médico: mais gordura que inchaço. Sei bem... Já pesei 94 sem estar grávida...Ah sibutramina, sibutramina...quando é que você volta?

Mas voltando ao ultrasom... O meu súbito mau estar e incômodo nas posições têm explicação: A Alice já virou! Está de ponta cabeça... Impressionante como é a natureza, não... Num dia a gente é livre, conhece alguém, namora um pouquinho e... é muito rápido o susto de engravidar, perceber mudanças no corpo e na vida... Isso sem falar no processo incrível que é ter um serzinho que é meu, tão meu, formando-se dentro de mim. Uma pessoa. Desculpa o mau palavreado mas...Entra um pouquinho de porra, por acidente, um tiquinho que escapou e sai uma menina que: vai pra escola, vai querer sapatos mais legais que os meus, vai chorar por namorado... Oh God!

Mas enfim... Além de entender melhor as novas sensações serem decorrentes da nova posição da Alice, soube hoje que ela está com 1.859gr, e tive minhas primeiras contrações... Eu que sempre pensei que contração fosse algo extremamente dolorido, me dei conta que não é... Pensei que fosse uma cólica menstrual gigantesca (mas essa, já me informaram, só na hora do parto natural)... Não é. A contração é algo que faz o útero endurecer e depois relaxar... Braxton Hicks, muito prazer.

Isso mesmo... Braxton Hicks é o nome que se dá às contrações que tenho tido e segue abaixo explicação técnica sobre o assunto.

“As contrações chamadas de Braxton Hicks normalmente começam a aparecer por volta da vigésima semana de gestação. Essas contrações podem ser sentidas mais cedo ou com maior intensidade se for a segunda ou terceira gestação. Você perceberá os músculos do seu útero contraindo-se por 30 a 60 segundos. Entende-se que o útero está exercitando-se, preparando-se para as contrações verdadeiras de trabalho de parto que ajudarão a empurrar o bebê quando chegar a hora de nascer. Nem todas mulheres sentem essas contrações esporádicas e normalmente indolores, que ganharam esse nome de John Braxton Hicks, um doutor inglês que foi o primeiro a descrevê-las em 1872. Essas contrações iniciam-se na parte superior do útero e vão gradualmente descendo antes de relaxar novamente. As contrações do trabalho de parto são mais prolongadas e bem mais intensas que as Braxton Hicks. Para a mulher que esteja em sua primeira gestação pode vir a pergunta em sua mente: "Como saberei diferenciar as Braxton Hicks das contrações verdadeiras?"A resposta pode parecer vaga mas, é praticamente impossível não diferenciá-las no momento em que o trabalho de parto efetivamente se iniciar. Mesmo sendo indolores, essas contrações podem ser desconfortáveis. As Braxton Hicks podem aparecer enquanto a mãe está exercendo alguma atividade física mesmo as que requerem pouco esforço físico como tirar compras do carro. Se você sentir desconforto deite-se e relaxe por alguns minutos, se não melhorar, caminhe devagar pelo ambiente. De maneira geral, mudar totalmente a posição do corpo pode fazê-las parar por completo. É recomendável beber bastante água para ajudar a minimizar as contrações que também podem ter sido causadas por desidratação. Em geral, uma falta de líquidos torna seu útero mas irritável - mais uma das muitas razões para beber muita água enquanto você estiver grávida, pelo menos oito copos de água por dia. Não se esqueça. E, comunique seu médico se as Braxton Hicks vierem acompanhadas dos seguintes sintomas: * Dor na parte inferior das costas* As contrações forem regulares e seu intervalo estiver diminuindo* Perda de líquidos através da vagina Estes sintomas podem indicar o início do trabalho de parto, até mesmo um parto prematuro, e exigem atenção médica.”

Fonte: http://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/braxtonhicks.htm

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O que a Alice come, o que a Alice vai comer



Desde que engravidei passei a evitar uma série de coisas na alimentação... Tirei todo e qualquer tipo de bebida, fumo e anfetaminas da rotina... Senti falta no começo, a falta que sentia passou e agora, depois de um tempo sem, questiono se vou precisar de tudo aquilo novamente (as anfetaminas vou, com certeza... fórmula mais mágica do mundo pra emagrecer e que eu não escondo: amooo). Sinto falta de boas taças de vinho tinto, sinto falta da quantidade de café que eu tomava antes, sinto falta dos pastéis da feira que foram sendo abolidos gradativamente...

Embora eu esteja engordando a passos cavalares, e esteja anêmica, minha alimentação melhorou e muito... Minha anemia deriva do meu pai, que tem anemia do mediterrâneo e juntando essa característica genética tem o fato de que eu não como carne há muitos anos, catorze. Então tenho controlado a anemia comendo mais espinafre e umas pastilhas que parecem chocolatinhos e que fazem o cocô ficar preto (sulfato ferroso)... O máximo da malfeitoria tem sido uma ou duas vezes no mês um Doritos, por que eu também sou filha de Deus.

Tenho feito sopas legais, como uma de espinafre com hortelã e uma de abóbora com gengibre e gruyére... Ontem fiz panqueca integral com recheio de ricota e espinafre... Tudo fresquinho, muito bom... Tenho feito pães naturais em casa, comido iogurtes, enfrentado as frutas, e evitado os trash food da vida...

Algumas pessoas perguntam se a Alice também será vegetariana... O vegetarianismo para mim é uma escolha pessoal por que nunca entendi como a sociedade mata com tanta naturalidade animais que são tão queridos, inocentes e doces (não no sentido literal, claro) para comer... Sei que há gerações o ser humano é dependente da carne animal e não fico questionando se somos carnívoros ou não de natureza...Apenas acho que evoluímos e pudemos fazer opções. A minha é essa. Sei também que os neurônios se formam e criam seus canais de comunicação nos três primeiros anos de vida da criança e que por sermos descendentes de gerações que consomem carne, a carne tem grande valia para esta importante formação no cérebro humano... Minha família come carne moderadamente, a do Ricardo tem a cultura sulista do churrasco; aliás, Gegê, avô da Alice, é reconhecido por este talento. Então é claro que eu vou ser sensata na condução do cardápio da minha filha... Vai poder comer carne, vai conhecer meu menu natureba também e... Inevitavelmente conhecerá algumas das porcarias que eu tanto aprecio podendo usufruir delas de vez em quando. Mas é claro... Sempre que a Alice perguntar por que é que a mamãe não come carne, vai ter a mesma resposta sincera...: “Eu não como carne, filhota, por que os animais são meus amigos... E por que eu não como os meus amigos”