sábado, 25 de abril de 2009

Presentes próprios para menina




Aqui estão os dois primeiros pertences cientes de que é menina! Vindos da Lelah!

As demais roupinhas que compramos e que ganhei de amigos são lindas; todas, mas são mais neutras por que poderiam ser usadas por meninos ou por meninas.

é Alice !





... e finalmente hoje, beirando os seis meses de gravidez e no exame menos pretencioso de todos, consegui ver o sexo do bebê! A sensação de ter finalmente algo importante (o sexo do bebê definido)me deixou com um misto de sentimentos... Felicidade pela novidade inesperada e uma pontinha de luto. Explico por quê: sempre que pensava no bebê, me vinha à mente um menino; um menino babando, chorando, fazendo birra, aprontando, com joelhos sujos de moleque... Imaginava o corte de cabelo e a miniatura do corpinho do Ricardo andando pela casa... O sentimento de luto se dá por isso: onde foi parar esse menino? E agora, ao mesmo tempo, tenho 3 meses, nem isso, para criar a imagem de uma menina em minha vida. Confesso que de ontem pra hoje já faço fortemente esse exercício e tenho conseguido imaginar coisas legais, que não faria com um menino como comprar os meus tão sonhados vestidos e fivelinhas de caveira, pintar as pequenas unhas de cores bem bonitinhas (com um esmalte para crianças à base d'água), levá-la comigo a passeios estritamente femininos e não me preocupar com até que idade é bacana filho menino entrar com mãe no banheiro das mulheres... São muitas as questões.

A família recebeu a notícia de que trata-se de "una Bimba" com bastante alegria, principalmente as avós e a Bisavó paterna que carrega o nome lindo e inspirador da bisneta: Alice.
Ainda é triste pensar que aquele menino que eu já quase amava não vem mais. Mas Alice terá o seu amor garantido, certamente que sim.

Conversando com a Lelah hoje ela me disse que sofreu o mesmo luto, mas ao contrário quando soube que seriam meninos, cada um dos filhos, e não meninas... Fiquei, é claro, indignada, pois não consigo imaginar nossas vidas sem aqueles gostosos do Pedro e do Pablo e sem todas as peripécias e coisas engraçadas que acontecem lá na vida da família íbero brasileira texana (
http://www.lelaleloca.blogspot.com/)

No mais... Vamos esperar Alice então e sonhar um pouco mais com flor, não necessariamente rosa, do que com piratas.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Primeiro vômito da gravidez a gente nunca esquece


Semana que vem entro no meu sexto mês de gravidez e não posso reclamar pois apenas agora tive esse desagradável episódio: mau-estar, vômito. Sempre detestei vomitar. Acho feio, humilhante, doloroso e sempre me deixa sensível depois...Às vezes até choro. Dessa vez não chorei. Tinha passado mal a tarde toda com febre e mau estar, cheguei a ter episódios de diarréia tão fortes que lembrei-me do Rotavírus que tive há dois anos atrás, única doença da vida que eu pensei mesmo que fosse me matar, pior que a hepatite que tive aos 19 anos... Juntou o medo de arriscar a vida do bebê, a tensão que isso gerou, o fato de estar respirando mal e pronto... Lá fui eu correndo pro banheiro. Vomitei umas quatro vezes seguidas... Uma nojeira só.

Aproveito o ensejo pra deixar uma importante dica para meus amigos e amigas leitores dessas minhas memórias: se for vomitar e não tiver tempo de chegar até o vaso, vomite no chão. É melhor do que vomitar na pia, pois depois é você quem vai ter que limpar e digo com conhecimento de causa: limpar vômito de pia é nojento, trabalhoso, difícil e pode causar reincidência... Principalmente se você não mastigou direito.

Conversei com o meu médico hoje e falando desse episódio, me conscientizei não apenas à respeito das coisas que andava comendo mas fundamentalmente sobre como andava comendo. Tamanho estado de ansiedade não tem me permitido escolher com calma o quê comer e o pior... de que maneira...

Para minha surpresa, na consulta de hoje esperava tomar uma senhora de uma bronca... Tinha certeza que teria engordado pelo menos 4 quilos apenas nesse mês mas não. Engordei apenas 1 quilo e meio. Isso me incentivou a levar meu plano de caminhar diariamente adiante. E a refletir mais sobre as coisas que como.

Para me ajudar nesse processo de ansiedade estou distraindo a alma com Gabriel Garcia Márquez e o seu premiado "Cem anos de solidão", que ainda não fazia parte do meu repertório.

o bebê tocando mais







Entrando no quinto mês, além de perceber as coisas ruins como engordar e ter crises pessoais de diversas naturezas, também ganhei um belo de um presente. Comecei a perceber com maior nitidez os toques do bebê... Já expliquei a diferença entre o "peixinho que passa" e o "tum"... Pois bem. Agora a coisa ficou bem diferente... Bem mais nítida. Primeiro por que percebo fisicamente a presença do bebê e o toque tornou-se mais inconfundível... Quando ele toca, eu sei que é ele. Isso é não sentir-se mais tão só. Bom.Outra característica dessa evolução é que eu passei a perceber quando o bebê dorme e quando está acordado. Não apenas por que chuta, não é isso. Às vezes está acordado e eu sinto que se vira, se apoia e se move lentamente...Ou às vezes rápido mesmo mas sem chutar. Às vezes está acordado e mais agitado e aí sim, dá chutinhos (algo me diz que quando chamamos esses movimentos mais fortes de chutes, podemos estar equivocados, por que parece que eles não acontecem apenas com os pés do bebê; pode ser o corpo todo se esticando, dando um pinote pra trás...tal e qual vemos no ultrasom). Tem vezes que tudo fica numa calmaria danada, principalmente logo após grandes refeições (almoço, principalmente) e aí eu acho que ele está dormindo, descansando...

Esses dias percebi logo que o bebê despertou. Foi bem engraçado. Eu estava deitada na minha cama apenas para relaxar as pernas. Passou pelo quarto o jack, um dos meus gatinhos. Como tenho percebido que eles andam solitários, tenho me esforçado para dar atenção, já que por questões de saúde minimizamos o contato físico (um pouquinho). Sendo assim, chamei o jack de maneira muito carinhosa pra que viesse ficar um pouquinho deitado comigo. Ele veio. Começamos a conversar e eu dizia: "Jackinho querido, que bom que está aqui, estava com saudades de você, lindinho... " Percebi imediatamente quando o bebê moveu-se com certa excitação achando que eu falava com ele! Depois desse dia, passei a perceber que em momentos tranquilos, quando eu falo com ele ou quando outras pessoas falam, ele de certa forma responde... E quando eu estou só e quero saber se tudo anda bem basta me deitar, colocar a mão na barriga e acariciar ou conversar que em poucos instantes começo a sentir o seu leve toque. Isso tem sido bom!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

comer comer comer.... descontrole total


Lembro-me que os primeiros meses de gravidez, por estar recentemente sem os remédios de regime e por ter sofrido o medo do einente aborto que me assombrou no começo, cuidei bem de mim e da minha alimentação...Andava com uma frasqueirinha que a Lelah me deu (que conserva mamadeira de neném ou comidinhas) com os lanchinhos que pudesse precisar. Levava: barrinhas de cereais, mamão, pêra, suco de frutas e de vez em quando um lanchinho leve (por que eu sou louca por pão) de pão integral com pasta de ricota...

Pois bem... Nos dois primeiros meses de acompanhamento com o médico verificamos que eu engordava apenas 1 1/2 k por mês... Dentro do esperado, um pouquinho pouquíssimo acima mas o médico só me dizia: não passe disso.

Coloquei na cabeça, não sei por que cargas d'água, que conseguiria me controlar e que esse "quilo e meio" a mais por mês não significava gordura; e sim gravidez.

Não sei o que aconteceu, em que momento me perdi... Nos dois meses consecutivos engordei 3 kilos por mês... Tomei bronca e até já contei aqui que chorei durante a consulta.

Agora estou preocupada... Sinto que engordei mais ou menos no mesmo ritmo esse mês de novo e com o avanço da gravidez não estou aguentando meu próprio corpo. Estou sentindo-me feia, pesada e esticada... Fora a dor na coluna.

Consigo visualizar perfeitamente o meu descontrole... Nada de frutinhas e saladas tem me apetecido como os pães e as porcarias... Amendoins, batatas...

Às vezes sinto que vou precisar de alguma ajuda extra... O antidepressivo natural ainda faz efeito pois não tenho me deprimido e chorado, mas não chega aos pés de um bom e velho Prozac que deixa a gente alegrona e ainda tira bem a fome!

Atividade física... Qual? Bicicleta que é minha paixão é contra indicada pelo meu médico e aqui em São Paulo eu nem teria como pedalar com segurança... Caminhada? Talvez...Tenho que levantar a bunda daqui e andar... Quem sabe isso me devolve a disposição, me tira a ansiedade... Quem sabe?

Estou tentando encontrar uma solução: voltar ao mosaico? Hummm...Pode ser.

Vamos ver, vamos ver...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Comunicação extra terrestre (intra uterina) será? será? será?

Hoje aconteceu uma coisa engraçada pela segunda vez... A primeira vez foi no final de semana e a segunda foi hoje... Estava conversando com o Ricardo pelo msn pra saber como estão as coisas na Espanha, no curso dele... O bebê deu duas fortes mexidas nessas duas vezes. O que será isso?

Penso que sim, pode ser acaso. Penso que eu posso estar particularmente mais atenta por estar conversando justamente com o pai do bebê, claro... Mas será que o bebê sabe disso? Será que tenta se comunicar? Será que percebe a proximidade do pai? Será que eu, de alguma forma comunico ao bebê que converso com alguém que é importante para ele? Quando será que começa esse amor? Quando será que as pessoas passam a saber do laço que têm umas com as outras?

freak show

Tem mudanças na gravidez que são prá lá de esquisitas.

Estou passando por duas e não estou gostando nada nada delas...

A primeira e que já percebo há cerca de um mês é a coloração dos mamilos... Antes o bico dos meus seios era bem clarinho, rosado. Começaram a aparecer pequenas manchinhas beges, um pouco amarronzadas que vem tornando o bico dos seios mais escuros... A mudança não é tão drástica mas sei lá. É feio, não gostei. É a tranformação do seio sensual para seio mamadeira de neném... Dizem que volta ao normal depois (a cor, pelo menos). Tomara. Tomara mesmo.

Outra mudança é o umbigo...Com a barriga crescendo ele está ficando mais aberto e...AI QUE MEDO QUE O MEU UMBIGO PULE PRA FORA! Que afliçãããão!